Novo site

 

 
 

Espaço Quidgest

 
 
Mais do que uma simples software-house, a Quidgest é uma fábrica de software: uma empresa inovadora que produz automaticamente sistemas de informação.
Conheça-nos melhor e saiba porque apoiamos a reorganização estratégica das empresas recorrendo ao papel estruturante dos Sistemas de Informação.
 
     
 

  O nome do jogo é Produtividade

A Quidgest tem uma longa tradição de investigação em Engenharia de Software. O objectivo global da I&D da empresa é a construção da fábrica de software do futuro. O Genio, a plataforma de geração automática de sistemas desenvolvida pela Quidgest, é o motor dessa fábrica.

O esforço de I&D realizado pela Quidgest ao longo dos últimos anos teve como resultados mais significativos:

  • Um sistema de gestão de requisitos e especificações;
  • Uma framework que reduz 20 vezes o código manual tradicionalmente necessário para a construção de software;
  • Um processo de deployment automático, integrado em todos os sistemas;
  • Uma plataforma de compilação distribuída, Quidbuilder;
  • Um gerador automático de código, GenGenio;
  • Ferramentas de validação e verificação automatizadas, unit, load testing, testes de segurança, ferramentas de validação do código e testes de Web Services;
  • Ferramentas de profiling, para detectar e melhorar problemas de desempenho;
  • Realização de intervenções em servidor de produção apenas por meio de scripts ou pacotes automatizados, de forma a poderem replicar-se, segundos depois, as mesmas alterações em qualquer servidor.

Esta automatização de processos, que defendemos, permite à Quidgest garantir que determinada função não leva mais de 10 segundos a executar, que certos sistemas têm de estar sempre a funcionar, que tal regra de negócio não pode ser violada.

Tudo isto são processos sim, mas automatizados, à distância de um clique.

 
 

  Simplex e QREN com a Quidgest

A Quidgest tem provado estar à altura do desafio lançado pelo Simplex e pelo QREN. São vários os projectos de e-Government que a empresa tem desenvolvido, encabeçando a visão estratégica de futuro que domina a modernização da Administração Pública: simplificação de processos, desmaterialização de documentos, desconcentração de competências, transparência, racionalidade, qualificação profissional, redução de custos, tempo e espaço físico, respostas na hora a cidadãos e empresas, racionalização administrativa, competência tecnológica, empreendedorismo, inovação.

Compras Electrónicas

A solução de Compras Electrónicas da Quidgest consiste na implementação de um portal onde uma entidade pode criar a sua encomenda e submetê-la a um fornecedor, através de processos de aquisição electrónicos efectuados após consulta de um catálogo on-line. Permite anexar documentos digitais a todos os registos da requisição, da encomenda e da factura, bem como realizar consultas ao mercado.

Factura Electrónica

A solução da Quidgest de apoio à factura electrónica reorganiza todo o processo de emissão, recepção e verificação de facturas. Através da Internet, o sistema reduz as falhas inerentes ao processamento manual da informação. A desmaterialização das facturas e os mecanismos de notificação automáticos reduzem tempos de espera e melhoram a qualidade do serviço prestado.

PRATICS

O sistema de informação da Quidgest para a Gestão de Cuidados de Saúde, o PRATICS, inclui um vasto conjunto de soluções de excelência em governação electrónica. A Ficha Clínica Electrónica mantém um registo actualizado dos dados clínicos dos utentes. A Prescrição Racional de Medicamentos permite a prescrição electrónica de medicamentos mais económicos. O Portal Health@Home e o Extracto Electrónico facultam aos beneficiários a consulta, na Internet, da sua conta-corrente, dos prestadores e das especialidades mais próximas da sua residência ou a alteração dos seus dados pessoais. O PRATICS inclui ainda um serviço on-line de marcação de consultas. 

 
 

  Agilidade? Genio!

Construir um avião em pleno voo

Como garante, a Quidgest, a agilidade dos sistemas que desenvolve? Como assegura que eles evoluem tecnologicamente, sem que deixem de executar todas as tarefas para as quais foram inicialmente concebidos? Como é possível alterar constantemente modos de funcionamento, quando destes estão dependentes centenas de colaboradores, milhares de prestadores e mais de cem mil beneficiários, como acontece no caso da PT-ACS? A complexidade desta tarefa tem sido ilustrada com uma imagem forte: “Reconstruir um avião em pleno voo”. Eis a nossa perspectiva sobre esta “missão impossível”.

Os sistemas de informação desenvolvidos pela Quidgest respeitam duas camadas: uma relativa à organização empresarial, que vai evoluindo de acordo com a estratégia e o posicionamento da instituição; outra relativa ao suporte tecnológico dos sistemas de informação. O Genio da Quidgest constitui o elemento de ligação entre estas duas camadas e garante que:

  • a camada superior está permanentemente adequada ao sistema de informação exigido pela empresa;
  • o bloco inferior é constantemente actualizado face à evolução das tecnologias informáticas;
  • ambas as camadas se articulam correctamente, ainda que evoluam de forma autónoma.

Isto significa que as funcionalidades de um sistema de informação podem ser desenvolvidas sem que para isso se tenha de alterar a base tecnológica. E que esta, por sua vez, pode evoluir sem que se alterem as funções do sistema.

A Quidgest distingue-se, assim, das demais empresas de desenvolvimento de software. Estas, com programação manual, arriscam erros e condenam os sistemas a uma rigidez permanente porque, depois de a estrutura estar criada, alterar algum dos seus componentes pode fazê-la ruir por completo. Mas estagnar não é solução. Tal como às organizações, pede-se aos sistemas de informação que sejam resilientes, isto é, que quando sujeitos às provações que lhes vão sendo colocadas pela envolvente saibam retornar à sua boa forma.

Um processo preparado para a mudança

Se a única certeza é que, no futuro, tudo vai ser diferente, não é de estranhar que uma das chaves do êxito da Quidgest seja a velocidade com que, ao longo dos últimos 16 anos, integra novas tecnologias (e abandona as antigas). Se as velocidades de processamento duplicam a cada 18 meses, segundo a lei de Moore (lei empírica que se mantém há mais de 40 anos), construir sistemas cuja principal característica é a estabilidade é uma opção pouco inteligente.

Por isso, em vez de estabilidade, a Quidgest aposta fortemente no equilíbrio dinâmico. É nesta evolução que reside a verdadeira mais-valia do Genio para a criação de software. Quando desenvolvidos pelo gerador automático da Quidgest, os sistemas de informação nunca ficam obsoletos.

Sem nostalgias, quando a Quidgest começou a gerar sistemas com o Genio, as cores estavam a aparecer nos computadores. Chegámos a ter parâmetros que, em função do cliente, geravam uma versão com cores ou uma versão monocromática. Abandonar esta distinção foi uma decisão tão natural como tê-la criado. Esta capacidade de abraçar o novo e de saber esquecer o velho dá-nos a certeza de que os nossos clientes se vão manter actualizados por muitos anos. Clientes há que nos acompanham desde os primórdios, tendo hoje sistemas totalmente adequados às tecnologias mais avançadas actualmente disponíveis. O Genio é, sem dúvida, o seu elixir da eterna juventude tecnológica.

Investir em sistemas de informação é caro. Saber rentabilizar os investimentos feitos é uma qualidade, uma competência de gestão, altamente apreciada e muito valorizada. Ao investir em sistemas de informação da Quidgest tem a certeza de que está a realizar um investimento com retorno garantido por muitos e bons anos.

 
   
©2015 Quidgest               R. Castilho n.º 63, 6.º | 1250-068 Lisboa / Portugal      Tel: (+351) 213 870 563/652/660    Fax: (+351) 213 870 697     Mail: quidgest@quidgest.pt