SIADAP 123 QUIDGEST

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Antecipando as necessidades dos organismos públicos, a Quidgest desenvolveu uma solução completa de apoio à implementação do SIADAP.
O SIADAP 123 da Quidgest é um instrumento estratégico para a criação de dinâmicas de mudança, de motivação profissional e de melhoria da gestão pública. Permite fazer um melhor planeamento e monitorização do desempenho das unidades orgânicas e dos serviços, contribuindo para:

  •  A melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços da Administração Pública;
  •  A coerência e harmonia de ação dos serviços, dirigentes e demais trabalhadores;
  •  A promoção da motivação profissional e do desenvolvimento de competências.
Absorvendo as novas especificações legais do modelo global de avaliação pública, o SIADAP 123 apoia a avaliação do desempenho dos serviços, dirigentes e trabalhadores do Estado, mediante a avaliação de resultados relativos a objetivos fixados e de competências previamente definidas.
À perspetiva da administração, sobrepõe-se uma perspetiva de gestão pública que incentiva a prestação de contas, a responsabilidade por resultados, o premiar da excelência e a satisfação do cliente. Ao contrário do anterior, que abrangia apenas os funcionários, o novo Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP) aplica-se agora ao desempenho dos serviços, dirigentes e trabalhadores.

Para a organização, o SIADAP orienta o comportamento global para a realização de estratégias; para o colaborador, é um sistema de apreciação e recompensa pelo seu comportamento.
Este sistema produz ainda informação-base para a determinação das necessidades de formação. Uma vez validadas, estas passam a integrar o plano de formação.

 SIADAP 123 E BALANCED SCORECARD QUIDGEST

O BSC® Quidgest define conjuntos de objetivos devidamente estruturados, que cobrem as várias vertentes da atividade de uma organização. Para isso, cria vários mapas de estratégia: desde os níveis corporativos, donde se extrai o QUAR, até ao nível mais baixo dos serviços. Os objetivos dos serviços são passados para o SIADAP 123 para afetação a dirigentes e funcionários, onde é depois efetuado todo o ciclo de avaliação, desde a distribuição de objetivos até à publicação da avaliação final.