Resumo do Q-Day 2012 em imagens

30 de Outubro, 2012NOVIDADES

 

Obrigada a todos os que participaram no Q-Day 2012

20 de Setembro, 2012NOVIDADES

 

Uma vez terminado o Q-Day 2012, gostariamos de agradecer a presença de todos os que participaram nesta iniciativa e contribuiram para que ela fosse um sucesso! A próxima edição do Q-Day tem regresso marcado para Setembro de 2013. Deixe-nos os seus comentários na nossa página do Facebook.

"Bagagens, fronteiras e empresas de TI na web"

14 de Setembro, 2012NOVIDADES

 

João Magalhães, Professor no Departamento de Informática da FCT/UNL, vai marcar presença no Q-Day 2012. A sua intervenção vai estar inserida no Painel "O que levar na bagagem tecnológica para ser bem sucedido lá fora", que decorre às 16h20. Doutorado pelo Imperial College London (UK) em Computer Science é Mestre e Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. No passado, foi Investigador na Universidade de Sheffield, tendo iniciado a sua carreira na Siemens R&D Portugal na área de Telecomunicações. Recebeu o prémio de melhor artigo na conferência internacional da ACM sobre Multimedia Retrieval, o prémio de Jovem Engenheiro da Ordem dos Engenheiros e o prémio Invovação da Siemens R&D Portugal.

Alda Martins, apresentadora do Económico TV, é moderadora no Q-Day 2012

11 de Setembro, 2012NOVIDADES

 

Alda Martins, apresentadora do programa “Projecto Empresa” do Económico.TV, vai moderar o Painel "Descobrir a rota certa: inteligência económica ao serviço de um novo modelo de decisão". Licenciada em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, iniciou actividade no jornalismo em 1999 no semanário de economia “Euronotícias”, do onde saiu para dar início ao projecto Agência Financeira. Em 2003, o site de notícias económicas foi comprado pelo grupo da TVI e integrado no portal IOL. Durante a permanência na Media Capital, fez algumas colaborações para o canal, concluiu o curso de televisão do Cenjor e participou da direcção do site.

União das Mutualidades Portuguesas participa no workshop “A Tecnologia ao serviço da Economia Social”

10 de Setembro, 2012NOVIDADES

 

O workshop “A Tecnologia ao serviço da Economia Social”, que irá decorrer no próximo dia 18 de Setembro terá, além da presença de um Consultor da Quidgest, a especial participação da União das Mutualidades Portuguesas. A intervenção tem como objectivo partilhar com a plateia as necessidades tecnólogicas sentidas no terceiro sector. Para mais informações sobre os workshops e proceder à respectiva inscrição, clique aqui.

Galp Energia no Q-Day 2012

7 de Setembro, 2012NOVIDADES

 

Sérgio C. Pinheiro, Responsável pela Inovação da Galp Energia, fará uma intervenção inserida no Painel "Modelos de Globalização" do Q-Day 2012. Sérgio C. Pinheiro iniciou a sua carreira em 1999, no marketing de produtos de grande consumo na Kraft Foods em Madrid, tendo posteriormente transitado para a Kraft Foods em Bruxelas, com responsabilidade na gestão de várias marcas e lançamento de vários produtos. Master in Management (com distinção) e Diplôme de Grande École de Commerce pela ESCP Europe. Foi lhe atribuído o Prix d’Excellence 1999, pela Chambre de Commerce et d’Industrie de Paris e pela ESCP/EAP, pelo melhor projeto de investigação em gestão desse ano.

Ainda não se inscreveu? Saiba por que deve participar no Q-Day 2012

5 de Setembro, 2012NOVIDADES

 

Francisco Mendes Palma identifica estratégias e mercados para a internacionalização

4 de Setembro, 2012NOVIDADES

 

Francisco Mendes Palma é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e possui Mestrado em Economia pelo Colégio da Europa, Bélgica. É Diretor do Espírito Santo Research e Administrador do Banco Espírito Santo Cabo Verde, S.A.. Foi docente na Universidade Católica Portuguesa, assessor no Ministério dos Negócios Estrangeiros e na Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, além de consultor em empresas, projectos e estudos ligados a áreas temáticas da economia industrial, da regulação e concorrência, da energia e da inovação. Tem participado em conferências e debates, assim como em artigos e livros, nacionais e internacionais, sobre actividade económica, internacional e sectorial, energia, internacionalização económica, economia industrial, inovação e sustentabilidade.

Workshop sobre Sustentabilidade com participação de Rita Dias da Sustentare

4 de Setembro, 2012NOVIDADES

 

A Quidgest está a preparar o Workshop “Balanced Scorecard para a Sustentabilidade” a decorrer no próximo Q-Day, às 11h45, no BES Arte e Finança. Além da presença de um consultor de Gestão Estratégica, a iniciativa conta com a especial participação de Rita Dias da Sustentare, a parceira da Quidgest na área da Sustentabilidade. Descobrir como incorporar os aspectos da Sustentabilidade no processo de tomada de decisão das organizações e conhecer as funcionalidades do software da Quidgest nessa área, são os principais objectivos desta sessão. Para se inscrever, clique aqui.

Hugo Ribeiro fala sobre Talento no Q-Day 2012

3 de Setembro, 2012NOVIDADES

 

Hugo Ribeiro é licenciado em Gestão de Recursos Humanos e tem um Executive Master in Business Management pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É coordenador do departamento de sistemas de informação de Gestão de Recursos Humanos da Quidgest. Foi o responsável pela concepção, o desenvolvimento e a implementação das soluções Gestão de Competências, Gestão da Formação e Gestão de Orgânicas, entre outras, em algumas das organizações clientes da Quidgest.

Divulgada a agenda dos workshops

29 de Agosto, 2012NOVIDADES

 

Já foi divulgada a agenda dos workshops a realizar na próxima edição do Q-Day, dia 18 de Setembro. Além das sessões nas áreas de Gestão Financeira e Aprovisionamento, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Documental, este ano teremos ainda workshops nas áreas de Gestão para a Sustentabilidade e Tecnologia e Economia Social. Para conhecer os horários das sessões e proceder à respectiva inscrição clique aqui.

Miguel Gonçalves marca presença no Q-Day 2012

21 de Agosto, 2012NOVIDADES

 

Miguel Gonçalves é um psicólogo atípico, criativo com imaginação infantil que ao longo dos últimos anos tem vindo a transformar ideias em projectos fora-do-cubo. Fundou a SparkAgency, uma agência de criatividade especializada em design thinking e ecossistemas de aceleração e tem criado diversos frameworks que estão a redesenhar o interface entre pessoas e empresas, nomeadamente, o So Pitch, evento que aproxima uma nova geração de empresas com pessoas que querem trabalhar; a Unidi, que pretende ser a melhor rede de mentoria em Portugal, aproxima CEOs e empresários de pessoas que querem lançar ideias de negócio; a Sim, Ideias para Portugal, framework de geração de ideias centrado na resolução de problemas de Portugal; e a SiliconCard, uma mobile app desenhada para potenciar o networking durante eventos, conferências e actividades de grupo. Lançada em Julho, a app está no top das apps portuguesas. É pintor e lançou o SliceWalking, um projecto que através de Arte, apoia neste momento mais de 40 famílias em países de 3º Mundo. No TEDxYouth Braga partilhou o que acredita sobre o mercado de trabalho. Tem 33 anos e quer Mudar o Mundo.

Bernardo Sousa de Macedo apresenta projecto Inpakt.com

21 de Agosto, 2012NOVIDADES

 

Bernardo Sousa de Macedo é Fundador e CEO do Inpakt.com, a primeira rede social online do seu tipo que liga a responsabilidade social e o empreendedorismo social local e mundialmente. Com um “test market” em Portugal, o projecto vai abrir asas para a Europa e Estados Unidos através de parceiros e empresas associadas. Bernardo começou por idealizar a ideia em 2007 sem qualquer conhecimento na área da programação informática, depois de ter observado que existia uma lacuna em ligar de forma eficiente indivíduos, instituições de solidariedade, associações e empresas socialmente responsáveis. O projeto desde então já teve presença em programas de televisão nacionais, blogs na internet, jornais e revistas como a Vogue.

Q-Day 2012 com apoio da SBI Consulting

14 de Agosto, 2012NOVIDADES

 

A SBI consulting irá apoiar a Quidgest na divulgação do Q-Day 2012. A SBI Consulting é uma empresa de consultoria de gestão particularmente vocacionada para o apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME) no acompanhamento do seu negócio e na angariação de financiamento, através da assessoria e negociação com as mais diversas entidades. A consultora é parceira da Quidgest desde 2008 no apoio às empresas na selecção, elaboração e acompanhamento de candidaturas a sistemas de incentivos.

Miguel Mira da Silva irá falar sobre Tecnologia e Emprego

10 de Agosto, 2012NOVIDADES

 

Miguel Mira da Silva, Professor no Instituto Superior Técnico, aceitou o convite da Quidgest para integrar o painel “O que levar na bagagem tecnológica para ser bem sucedido lá fora” a decorrer no próximo dia 18 de Setembro. O orador obteve a licenciatura e o mestrado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa, o doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Glasgow na Escócia, e mais recentemente um prestigiado mestrado em gestão designado “Sloan Fellowship” pela London Business School. Exerce a sua actividade profissional há mais de 20 anos como consultor, investigador, e professor, tendo participado na criação de cinco empresas e publicado +80 artigos em revistas e conferências científicas internacionais.

Jorge Nascimento Rodrigues tem presença confirmada no Q-Day 2012

8 de Agosto, 2012NOVIDADES

 

Jorge Nascimento Rodrigues tem a sua presença confirmada no Q-Day 2012. Jornalista no semanário Expresso desde 1983, Jorge Nascimento Rodrigues é coordenador da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão e editor dos portais janelanaweb.com, Gurusonline.tv e geoscopio.tv. É ainda autor e co-autor de diversos livros de gestão, empreendedorismo e história económica, tendo publicado em 2011 o livro "Portugal, Pioneiro da Globalização" e mais recentemente os livros "Portugal na Bancarrota" e "Como o capital financeiro conquistou o mundo".

Inscrições abertas para os workshops

6 de Agosto, 2012NOVIDADES

 

Já é possível, a partir de hoje, inscrever-se nos nossos workshops. Este ano, o Q-Day terá sessões em áreas tão diversas como a Gestão para a Sustentabilidade, Tecnologia e Economia Social, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Documental, entre outras. Os workshops são acções gratuitas, orientadas por um formador certificado da Quidgest e, em alguns casos, em parceria com outras entidades. Inscreva-se aqui.

ANETIE, Asociação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Electrónica

3 de Agosto, 2012NOVIDADES

 

A ANETIE juntou-se esta semana à lista dos, já conhecidos, apoiantes do Q-Day 2012. Após o BES, a APDSI, a AICEP, a APQ, a AERLIS e a APDC, foi a vez da ANETIE apoiar a tecnológica portuguesa em mais uma edição do seu congresso anual. A Associação, com quase vinte anos de existência, tem como missão defender os interesses do sector empresarial de Tecnologias de informação e Electrónica e promover o seu crescimento sustentado.

APDC, Uma Associação em Rede, Parceria e Inovação

30 de Julho, 2012NOVIDADES

 

A Associação para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) é o mais recente apoio do Q-Day 2012. Desde a sua criação, a Associação tem vindo a desenvolver um trabalho relevante para o sector, sempre em rede com todos os players deste mercado, através da integração de perspetivas diferentes, alargando horizontes e desafiando certezas em parceria e cooperação.

Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação no Q-Day 2012

24 de Julho, 2012NOVIDADES

 

Carlos Oliveira, Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação foi convidado a realizar a sessão de abertura do Q-Day 2012: "A Rota das Exportações", tendo aceite o convite*. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, Carlos Nuno Oliveira fundou em 2000 a MobiComp, empresa que ganhou reconhecimento nacional e internacional, tendo sido um dos primeiros membros da rede PME Inovadores da COTEC. Venceu o prémio Inovação da Associação Nacional das Empresas de Tecnologias de Informação e Electrónica. Em 2008 a empresa foi adquirida pela Microsoft. Entre 2008 e 2010, foi gestor de unidade de produto na Microsoft onde, a partir de Portugal, definiu e geriu produtos e tecnologias disponíveis em telefones móveis em todo o mundo.

*Agenda sujeita a alterações.

Duarte Carreira irá moderar o Q-Day 2012

24 de Julho, 2012NOVIDADES

 

Duarte Carreira, Jornalista e Coodernador Editorial da Revista Pessoal, irá moderar o Painel: "Do capital ao talento: compromisso, proatividade, envolvimento", que decorre entre as 14h30 e as 16h00. É também responsável pela coordenação editorial de outros títulos da agência Tema Central, como o RHonline ou o Fora de Série RH. Coordenou editorialmente a edição de 2011 do Great Place to Work, distribuída juntamente com a revista Sábado.

APDSI, Associação para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação

23 de Julho, 2012NOVIDADES

 

Tendo por objecto a promoção e o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento em Portugal, a APDSI pretende afirmar-se como força de pressão sobre os poderes públicos, instituições e sector privado no sentido de maximização dos benefícios da Sociedade da Informação.A APDSI reforça este ano, o seu apoio no Q-Day 2012.

Nova presença confirmada no Q-Day 2012!

21 de Julho, 2012NOVIDADES

 

José Vital Morgado, Administrador Executivo da aicep Portugal Global é o mais recente orador confirmado do Q-Day 2012. Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, ingressou no ICEP em 1987, onde foi Director, em Portugal, e Delegado em Nova Iorque e em Madrid, sendo Vogal Executivo da Administração da AICEP desde a sua criação em Julho de 2007. O seu percurso profissional fez-se também em empresas do sector da construção como a Corul – Construções Urbanas, Lda., a Ilídio Monteiro Construções, Lda., e a Sogel – Sociedade Geral de Empreitadas, Lda. Tem actualmente a seu cargo os pelouros do INOV Contacto, dos Recursos Humanos, do Património, Logística e Compras, e dos Sistemas e Tecnologias de Informação.

aicep Portugal Global: uma agência que promove a internacionalização

20 de Julho, 2012NOVIDADES

 

A aicep Portugal Global, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, é uma entidade pública de natureza empresarial vocacionada para o desenvolvimento de um ambiente de negócios competitivo que contribua para a globalização da economia portuguesa. Tem como principais atribuições promover a internacionalização das empresas portuguesas e apoiar a sua actividade exportadora, captar investimento estruturante e promover a imagem de Portugal com iniciativas criadoras de valor para o nosso país. Tal como já aconteceu em edições anteriores, a aicep apoia o Q-Day 2012, ao mesmo tempo que dá suporte na divulgação desta iniciativa.

APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade

14 de Julho, 2012NOVIDADES

 

A APQ é o mais recente apoio do Q-Day 2012. A APQ desenvolve as suas actividades individualmente ou em parceria com outras entidades, procurando apresentar soluções inovadoras e mobilizadoras, criando valor para os Associados e contribuindo para o desenvolvimento sustentado da sociedade portuguesa.

Jaime Quesado confirmado como orador

11 de Julho, 2012NOVIDADES

 

Jaime Quesado (Economista) é o primeiro orador confirmado no Q-Day 2012. Pós-Graduado em Estudos Europeus e Ciência Política, foi docente da Universidade do Porto e da Universidade Católica. Mantém uma actividade permanente em jornais e revistas sobre temas de Gestão Estratégica, Inovação e Sociedade do Conhecimento. Economista e MBA pela Universidade do Porto, é Gestor do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento. Exerceu funções de Direcção e Gestão no Grupo Amorim e na AEP – Associação Empresarial de Portugal.

COTEC Portugal: Somos Inovação

28 de Junho, 2012NOVIDADES

 

A COTEC Portugal reforça novamente o apoio ao Congresso Q-Day. Com a missão de «promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país», a COTEC é uma associação sem fins lucrativos que conta com o apoio dos seus Associados e das instituições do Sistema Nacional de Inovação (SNI) para a concretização dos seus objectivos, através da realização de iniciativas em várias áreas.

Um resumo em imagens da edição passada do Q-Day

1 de Julho, 2012NOVIDADES

 

Banco Espírito Santo apoia o Q-Day 2012

22 de Junho, 2012NOVIDADES

 

O Q-Day 2012 irá realizar-se no dia 18 de Setembro no BES Arte e Finança, em Lisboa. O evento conta com o apoio do Banco Espírito Santo. O BES é um dos mais internacionais grupos financeiros portugueses com presença em 25 países e 4 continentes, através de sucursais, escritórios de representação ou empresas participadas. A internacionalização do BES, aspecto fulcral da sua estratégia de crescimento e posicionamento como Banco de referência, tem duas vertentes essenciais, por um lado, apoiar as empresas Portuguesas no estrangeiro, acompanhando-as nos mercados para onde exportam e investem e por outro lado apoiar as comunidades portuguesas em países com afinidades culturais com Portugal e/ou países com comunidades Portuguesas relevantes, particularmente Espanha, Angola e Brasil.

"Rota das Exportações" em debate no Q-Day 2012

19 de Junho, 2012NOVIDADES

 

Valorizar as competências nacionais para sair da dependência externa, diversificar mercados para garantir novas oportunidades de negócio e preferir tecnologias inovadoras para ser bem sucedido lá fora. Sob o tema “A Rota das Exportações”, o Q-Day 2012 reúne especialistas das mais diversas áreas de conhecimento e constitui-se como um espaço único de debate e reflexão sobre novos modelos para o melhor posicionamento de Portugal na atual ordem económica internacional. O evento realiza-se no dia 18 de Setembro. Fique atento às novidades!