Q-DAY | CONFERENCE 2017

ORADORES

André Vasconcelos, Assessor do Conselho Diretivo da AMA

Licenciado, mestre e doutorado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, completou o MBA da Católica | Nova e é Professor do IST no Departamento de Engenharia Informática desde 2002. Tem exercido funções de consultoria especializada na Agência para a Modernização Administrativa (AMA). No Grupo de Projeto para as TIC foi responsável pela implementação do Plano global estratégico de racionalização e redução de custos nas TIC, na Administração Pública (2012-2016) (incluindo a definição estratégica e implementação de iniciativas Nacionais de computação em nuvem, Datacenters, comunicações, software, centralização da função informática – vide tic.gov.pt), e tem realizado diversos projetos de modernização Administrativa como a Chave Móvel Digital, o Mapa do Cidadão, o Cartão de Cidadão, a Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública, entre outros.

António Andrade Dias, Diretor da APOGEP

António Andrade Dias, sócio fundador da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos (APOGEP) exerce atualmente a função de Presidente da Direção. Licenciado em Gestão de Empresas, Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela Universidade de Bremen/Alemanha, MBA-Grade Management, pela University of Florida/USA. É certificado pela International Project Managment Association (IPMA). Tem desenvolvido a sua atividade como docente em Universidades Portuguesas e Brasileiras. Coordenador do Curso de Qualificação para a Certificação em Gestão de Projetos no Instituto Nacional de Administração (Lisboa-Portugal) – Modelo IPMA.

António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança

O Contra-almirante António Gameiro Marques é licenciado em Ciências Militares Navais, Classe de Marinha, pela Escola Naval. Concluiu em 1987 o Mestrado em Electrical and Computer Engineering que frequentou na Naval Postgraduate School em Monterey na Califórnia, EUA. Frequentou Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE/IESE - Escola de Direção e Negócios. Ao longo da sua carreira lecionou unidades curriculares relacionadas com as tecnologias da informação e da comunicação e tem proferido diversas comunicações em várias conferências alusivas aos temas da Gestão Estratégica, da Governação das Tecnologias da Informação, do Conhecimento Situacional Marítimo e da Segurança da Informação no ciberespaço e publicado diversos artigos sobre os mesmos temas.
Desempenhou as funções de Chief Technical Officer (CTO) e de Chief Information Officer (CIO) da Marinha e, cumulativamente, a de coordenador geral do projeto Sistema de Informação de Gestão da Defesa Nacional (SIG-DN) da Marinha (ERP SAP), sendo igualmente membro do Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica da Marinha, da Competitive Intelligence and Information Warfare Association (CIIWA) e do Capítulo português da Armed Forces Electronic and Communications Association (AFCEA).
Foi o representante do Ministério da Defesa Nacional na Comissão Instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança. Exerceu as funções de Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional. Exerce atualmente o cargo de Diretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança, sendo, por inerência a Autoridade Nacional de Segurança.

Beatriz Guimarães, Coordenadora da área de Sistemas de Gestão Documental e Processos de Negócio da Quidgest

Beatriz Bagoin Guimarães é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pós-graduada em Ciências Documentais pela Universidade Portucalense. É certificada em Gestão de Projetos pelo IPMA e formadora certificada pelo IEFP. Iniciou a sua vida profissional como arquivista e assume atualmente as funções de Coordenadora do Departamento de sistemas de Gestão Documental e Processos de Negócio da Quidgest. É responsável por diversos projetos de desenvolvimento e implementação de sistemas de Gestão Documental e de Processos de Negócio, nomeadamente no Exército Português, no Estado-Maior-General das Forças Armadas, na Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, entre outros. Recentemente, é gestora do projeto, relativo ao desenvolvimento do novo Sistema Integrado de Gestão (ERP) da Universidade Nova de Lisboa.

Carlos Loureiro, Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros

Carlos Loureiro, licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e em Alta Direção de Empresas no PADE da AESE – Escola de Direção e Negócios. Exerceu cargos políticos entre 1988 e 1995, tendo sido Governador Civil do Distrito de Coimbra, Secretário de Estado da Administração Interna no XII Governo Constitucional de Portugal, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro e Vereador da Câmara Municipal de Coimbra. Desempenhou, ainda, diversas funções na Ordem dos Engenheiros de Portugal, da qual é atualmente Vice-Presidente Nacional.

Hugo Emanuel S. V. Bolé, Diretor-Geral da REDALERT

Hugo Bolé é o sócio fundador da REDALERT, especializada em segurança da informação. Membro do Conselho de Direção da Associação Nacional das Empresas de Tecnologias da Informação e Electrónica (Anetie) sendo o principal responsável pelos departamentos de Projetos Financiados, Relações Internacionais, Marketing e Comunicação. Colaborou com o Grupo Rumos durante mais de 10 anos, tendo exercido funções como: Diretor Geral da Rumos em Moçambique; Gestor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo em Portugal, Angola e Moçambique; Diretor de Formação na GALILEU; Formador de Informática e Microsoft Certified Trainer na área de engenharia e administração de redes e sistemas.

Hugo Lourenço, Diretor-Geral da Agile 21

Hugo Lourenço foi o primeiro instrutor português a certificar-se pelo DevOps Institute. Fundador da Agile21 e do Scrumday Portugal, é Senior Advisor na IDC Portugal, consultor da Ranger4 e RadTac em Londres, AGLX em Seattle, assistente convidado na Porto Business School. Há 10 anos que colabora com o Grupo Rumos nas práticas emergentes e é o orientador das formações profissionais de certificação PMI, IIBA, Scrum Alliance, DevOps, COBIT, Lean, Design Thinking, Problem Solving. Possui 3 Master Degrees feitos na Universidade Católica como: PAEGI – Advanced Program in Entrepeneurship and Innovation Management, PAGAP – Advanced Program in Project Management and Evaluation e PAGE – Executive Management. Conta no seu currículo com diversas certificações profissionais nestas matérias. Engenharia Eletrotécnica como formação superior e escola naval, tendo iniciado a sua formação na escola de fuzileiros.

Hugo Miguel Ribeiro, VP North America and Caribbean da Quidgest

Hugo Ribeiro é licenciado em Gestão de Recursos Humanos e tem um Executive Master in Business Management pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Conta com mais de 6 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de soluções ERP, Consultoria e Gestão de Projectos e Clientes. Atualmente é VP North America and Caribbean na Quidgest, sendo responsável pela geração de negócio e parcerias estratégicas nos mercados Norte Americano e Caraíbas. É igualmente na Quidgest Internal Board Advisor for HR, Organizational & Change Management.

Joana Barroso, Consultora da Quidgest

Licenciada em Ciência da Informação pela Faculdade de Engenharia e pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Joana Barroso iniciou o seu percurso profissional na Quidgest em Fevereiro de 2008. Integrou a área de desenvolvimento de soluções de Gestão Documental, tendo participado em vários projetos de desmaterialização de informação e reengenharia de processos de negócio. Atualmente é Consultora de Negócio da Quidgest, sendo responsável por projetos de clientes tão distintos como o Estado-Maior do Exército Português, a Empresa de Gestão do Parque Habitacional do Município de Cascais, E. M., o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Universidade de Lisboa, entre outros.

João Dias, Vogal Executivo da AICEP

João Salazar Dias é licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e mestre em Economic History pela London School of Economics (LSE). Tem também licenciatura e mestrado em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Desde Abril de 2017 é vogal do Conselho de Administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Antes foi vogal do Conselho de Administração da EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa), tendo sido responsável pela transformação digital daquela empresa. Desempenhou também a função de vogal do Conselho de Administração da Prio Energy (empresa distribuidora de combustíveis) e de CEO da Prio.E (empresa spin-off da Prio Energy dedicada ao negócio da mobilidade elétrica).Entre 2005 e 2011, foi ajunto económico do Primeiro Ministro de Portugal e a partir de 2009 acumulou a função de Coordenador Nacional do Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal. Iniciou a carreira profissional como técnico superior no Departamento de Prospectiva e Planeamento (DPP) do Ministério do Ministério do Planeamento da altura.

João Paulo Carvalho, Senior Partner da Quidgest

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (atual ISEG) e Mestre em Ciências Empresariais (Sistemas de Informação para a Gestão) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (atual ISCTE-IUL). É sócio da Quidgest desde a sua criação, em 1988, e coordenador estratégico das atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&D), tendo sido o principal responsável pelo desenvolvimento da tecnologia Genio. É também o responsável pelo Sistema de Qualidade da Quidgest.

João Vasconcelos, Empreendedor e Ex-Secretário de Estado da Indústria

João Vasconcelos é o rosto do empreendedorismo em Portugal e um dos grandes impulsionadores dos programas do atual governo para apoio a projetos inovadores. Membro fundador de várias incubadoras de empresas, essencialmente na área industrial, foi Vice-Presidente da ANJE, Diretor Executivo da Startup Lisboa e Presidente do Lide Empreendedorismo. Consciente de que o país necessitava de se preparar para a transformação tecnológica na Indústria, assumiu o cargo de Secretário de Estado, onde defendeu e defende, que Portugal pode ganhar um lugar, no lote dos pioneiros da revolução tecnológica em curso. Foi um dos principais responsáveis pela vinda do Web Summit para Lisboa.

Jorge Manuel Carvalho, Docente no INETE

Bacharel em Engenharia de Energia e Sistemas de Potência pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, licenciou-se depois em Engenharia Informática. É docente no INETE - Instituto de Educação Técnica desde 1991, onde é Coordenador Técnico das áreas de Desenvolvimento de Software e Redes Informáticas e membro do grupo de trabalho para o desenvolvimento curricular inovador. Participou em vários projetos internacionais na área de Desenvolvimento e Engenharia de Software. Atualmente, integra a equipa internacional do Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do INETE.

Mafalda Chaves, Program Manager na Beta i

Mafalda Chaves é atualmente gestora de aceleradores de inovação empresarial na Beta-i, uma das principais organizações de empreendedorismo e inovação na Europa, ajudando empresas novas e estabelecidas a crescer como startups. Geriu aceleradores de inovação empresarial nas áreas de insurtech e healthtech e entende os desafios que as organizações enfrentam para inovar nos seus modelos de negócio e adotar novas tecnologias de forma a acompanhar as disrupções do mercado. Trabalhou durante 3 anos em consultoria de gestão na Deloitte, no setor de serviços financeiros, tanto em Portugal como em Angola, tendo também participado do programa de aceleração - Deloitte Digital Disruptors. Tem uma licenciatura em Neurociências na King's College London e um mestrado em Gestão Internacional na Hult International Business School leccionado em Londres, São Francisco e Xangai. Fruto destas experiências diversas, é apaixonada por desafiar o status quo e promover a colaboração improvável, inclusive aquela entre grandes empresas e startups. É especialista em criar pontes entre opostos e em encontrar as conexões menos óbvias, que é onde residem as oportunidades menos prováveis, mas mais inovadoras.

Miguel Mira da Silva, Professor Associado, Instituto Superior Técnico

Miguel Mira da Silva obteve a licenciatura e o mestrado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa, o doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Glasgow na Escócia, e um prestigiado mestrado em gestão designado “Sloan Fellowship” pela London Business School. Nos últimos 20 anos participou na criação de 5 empresas, orientou 5 teses de doutoramento e 120 teses de mestrado, e publicou 4 livros e +160 artigos em revistas e conferências científicas internacionais. Actualmente é Professor Associado de Sistemas de Informação no Instituto Superior Técnico e responsável do grupo de investigação "Digital Transformation" no INOV INESC Inovação.

Octávio Oliveira, Diretor do CINEL e Ex-Secretário de Estado do Emprego

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa, foi Secretário de Estado do Emprego nos XIX e XX Governos Constitucionais e é atualmente Diretor do CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação. Foi Presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e, nesse cargo, foi representante efetivo na OCDE, Comité LEED (Local Economic and Employment Development Programme), Comité Consultivo relativo à Livre Circulação dos Trabalhadores, e Comité do Emprego da União Europeia. No decurso da vida profissional desempenhou funções docentes no Instituto Universitário da Beira Interior, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no ISLA Santarém e na Escola Superior de Gestão, do Instituto Politécnico de Santarém. Foi ainda Vice-Presidente Executivo da Nersant (Associação Empresarial da Região de Santarém).

Pedro Farinha, Diretor-Geral da ShiftLeft.PT

Pedro Farinha detém uma pós-graduação em IT - Software Engineering pela University of Liverpool, é sócio fundador da empresa Shiftleft especializada em engenharia de software e na adoção de ferramentas e técnicas para a identificação e correção de problemas de segurança aplicacional e qualidade estrutural dos produtos de software. Anteriormente foi Manager na empresa Capgemini e socio fundador do grupo de empresas WideWorld, sediada em Cambrigde, UK, liderando áreas de Desenvolvimento e R&D em Engenharia de Software.