Novo site

 

 

LAS - Louro Aircraft & Services

Gestão da Formação acelera produtividade na LAS-MTO

Quidgest desenvolve sistema único no mercado para gerar automaticamente perguntas de exame e gerir os processos mais críticos da LAS-MTO

 

Breve descrição do Cliente

A LAS - Louro Aeronaves e Serviços é uma empresa prestadora de serviços que actua na área da Manutenção de Aeronaves.
A LAS, com sede em Faro, tem Delegações de Manutenção em Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Terceira, Funchal, Bruxelas e Liège e destacamentos em Londres, Budapeste, Nice, Estocolmo, Madrid e Barcelona, Milão e Varsóvia.
Possui ainda um Centro de Formação em Lisboa onde opera a LAS-MTO ("Maintenance Training Organisation").
A LAS-MTO é uma das poucas organizações de formação de manutenção europeias a desenvolver cursos de formação inicial para Técnicos de Manutenção de Aeronaves e a primeira, em Portugal, certificada pela JAR-147.

Objectivos alcançados com o projecto

  • Registaram-se melhorias ao nível do controlo e monitorização de dados por vários utilizadores

  • Eliminou-se a informação paralela

  • Incentivou-se a produtividade através: da simplificação do processamento de informação; da grande velocidade de execução das operações; e da automatização de processos.

 


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto
A certificação do INAC para as actividades de formação da LAS-MTO é crucial para a empresa, distinguindo a sua qualidade na formação de Técnicos de Manutenção de Aeronaves. No entanto, também obriga a empresa a obedecer a uma série de requisitos exigentes e difíceis de satisfazer:

  • Para cumprir as exigências da certificação da JAR-147, a LAS-MTO teve que assegurar que todas as normas e procedimentos exigidos pelas autoridades nacionais e internacionais ao nível da formação eram seguidas, incluindo a unicidade de todos os exames.

  • Garantir a unicidade dos exames era um trabalho moroso que implicava a selecção manual de todas as perguntas.

  • Mesmo ao nível da gestão da formação, a quantidade de informação sobre conteúdos programáticos, formandos, cursos e calendarização de acções era cada vez maior e, consequentemente, difícil de controlar.

Caracterização da solução desenvolvida
Dada a especificidade do projecto e a ausência de soluções no mercado a LAS decidiu implementar um sistema totalmente personalizado. O objectivo primordial era obter um sistema capaz de gerar de uma forma rápida e automática perguntas de exame com a garantia que nenhum exame de avaliação seria igual.

Tratando-se de um projecto extremamente específico, a Quidgest começou por fazer, em conjunto com a LAS, um levantamento aprofundado dos requisitos e processos da empresa para, depois, desenvolver protótipos evolutivos com funcionalidades cada vez mais complexas.

O modelo final é um sistema de Gestão da Formação totalmente adequado aos requisitos da LAS, com funcionalidades para gerir: formandos, formadores, cursos realizados, exames realizados, documentação técnica e geração automática de exames.

Resultados alcançados
A LAS é a única empresa com um software de Gestão da Formação totalmente adequado às normas de certificação da JAR-147 e, em vez de horas, demora segundos a gerar automaticamente exames cuja unicidade está garantida à partida.

Desde a implementação do software de Gestão da Formação, a LAS conseguiu poupar mais de 10 horas semanais nas tarefas desempenhadas com o apoio do sistema. Os responsáveis da LAS-MTO, afirmam mesmo que “a empresa aumentou a sua produtividade em mais de 50% após a implementação do sistema de Gestão da Formação da Quidgest”.

»» MAIS CASOS DE SUCESSO

 
©2015 Quidgest               R. Castilho n.º 63, 6.º | 1250-068 Lisboa / Portugal      Tel: (+351) 213 870 563/652/660    Fax: (+351) 213 870 697     Mail: quidgest@quidgest.pt