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Universidade da Madeira

Aumentar o desempenho nas universidades com a automatização e integração de processos

Universidade da Madeira (UMa) rentabiliza recursos e melhora a gestão dos seus quadros na execução de tarefas administrativas

 

Testemunho
"Com o Sistema de Informação de Gestão de Recursos Humanos da Quidgest, todos os dados processados são agora mais fiáveis e as operações executadas com maior rapidez. Da parte da equipa de trabalho e serviços da Quidgest, há uma grande disponibilidade e um profissionalismo muito elevado."
(Dra. Helena Rodrigues, Directora de Recursos Humanos da Universidade da Madeira)

 

Breve descrição do Cliente
Fundada em 1988, a Universidade da Madeira (UMa), para além do ensino superior universitário, composto por 22 licenciaturas, ministra ainda complementos de formação científica e pedagógica, mestrados, doutoramentos e cursos livres de língua e cultura portuguesa para estrangeiros.
Além de desenvolver uma política de ensino e investigação atendendo às especificidades da região autónoma em que se insere, colabora na formulação das políticas nacional e regional de educação, ciência e cultura, e pronuncia-se sobre os projectos legislativos que lhe digam directamente respeito.
Para uma instituição com estas dimensões, competências e responsabilidades, é fundamental que haja estruturas e serviços capazes de responder rápida e dinamicamente a todas as solicitações.
 

 


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto
A Universidade da Madeira, com um grande número de funcionários e de informação, tinha em funcionamento um conjunto de soluções tecnológica e funcionalmente desajustadas aos seus actuais padrões de negócio.

Pôr fim à incoerência dos dados, que não reflectiam a realidade da instituição, e à constante perda de informação constituíam os seus maiores desafios.

Neste sentido, a UMa confiou à Quidgest a instalação e manutenção de um software de gestão capaz de controlar e rentabilizar todos os seus recursos.


Caracterização da solução desenvolvida
Novembro de 2005 marcou o início do projecto com a avaliação inicial da situação existente na instituição, ao nível orgânico, funcional e da estratégia de negócio.

Concluiu-se que, para satisfazer as exigências da universidade, era fundamental integrar a gestão de pessoal com o processamento de vencimentos, as comparticipações da ADSE, a BDAP, a gestão de concursos, o portal dos funcionários, os docentes em formação e o INDEZ. O INDEZ é o documento da Direcção-Geral do Ensino Superior através do qual se procede à recolha de dados relativos ao pessoal em exercício de funções na universidade, para efeitos de orçamento.

O objectivo principal do sistema foi efectuar uma gestão integrada dos quadros de pessoal da UMa. Com esta solução procurou-se, por um lado, automatizar os processos administrativos e melhorar a relação da instituição com os seus funcionários, de forma a tornar os processos mais transparentes. Por outro lado, assegurar uma correcta integração da informação com os sistemas externos: o SIGEF (programa de acesso à base de dados do sector financeiro) e a gestão académica.

Durante a implementação, os técnicos da Quidgest efectuaram in loco a migração dos dados e explicaram o modo de funcionamento de todo o sistema. O apoio da Quidgest tem continuado sob a forma de acompanhamento ao nível de evolução contínua dos sistemas, resolução de problemas e formação complementar, sempre que surgem situações novas.


Resultados alcançados
A introdução do sistema de informação de Gestão de Recursos Humanos na Universidade da Madeira permitiu:

  1. Eliminar a informação paralela;

  2. Aumentar a produtividade média por funcionário. A automatização dos processos assegurou, para além da introdução eficiente dos dados no sistema, que as operações fossem executadas com maior velocidade;

  3. Controlar com mais rigor e segurança os dados referentes aos seus 400 funcionários;

  4. Gerir de forma integrada os quadros de pessoal, Sector Financeiro e a Gestão Académica;

  5. Introduzir correctamento os dados no INDEZ e na BDAP, cumprindo a legislação em vigor.

  6. Poupar cerca de 6 horas semanais nas tarefas que passaram a ser desempenhadas com o apoio do sistema da Quidgest;

  7. Aumentar a produtividade global da organização em 20%.

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