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Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros

   Integração dinâmica de processos na Plataforma Comum de Modernização

   Quidgest implementa serviços de integração entre soluções de Back Office, de Business Process Management e Portal de Serviços na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM)

 

Breve descrição do cliente

A Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) tem por missão assegurar e coordenar o apoio jurídico, informativo, técnico e administrativo à Presidência do Conselho de Ministros (PCM).

Cabem-lhe ainda as funções de inspecção, auditoria e avaliação da gestão e dos resultados dos serviços e organismos tutelados pelo Governo e integrados na PCM. Ao todo, a SGPCM dá apoio a cerca de 20 entidades e gabinetes governamentais.

Para a sua reorganização no âmbito do PRACE, são objectivos estratégicos da SGPCM:

  • assegurar padrões de qualidade nos serviços prestados;

  • promover um perfil de exigência e responsabilidade nos tempos de resposta; simplificar e racionalizar procedimentos internos;

  •  promover a qualificação em gestão dos dirigentes, coordenadores e chefias, bem como a qualificação dos funcionários;

  • mobilizar dirigentes e funcionários no sentido de apresentarem propostas inovadoras de eficiência e produtividade;

  • generalizar a estruturação de propostas de reorganização dos serviços, com vista ao aumento da produtividade dos recursos.

Contributos da Quidgest para a PCM:

  • Componentes do Portal de Serviços, solução de Gestão do Património e Aquisições e solução de POCP e Gestão Orçamental;

  • A maioria das integrações, nomeadamente entre: a recepção de factura electrónica e a solução de Gestão do Património e Aquisições, e entre esta e a aplicação de Gestão Documental e Biblioteca (trabalho feito em cerca de dois meses e pronto desde o final de 2006); o BPM e a Gestão do Património e Aquisições; o BPM e a solução de POCP e Gestão Orçamental.

 


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto

Até a um passado recente, a SGPCM dispunha de aplicações isoladas para cada uma das suas vertentes de gestão, que não estavam integradas nem comunicavam entre si. A não integração das aplicações existentes tinha consequências a nível da coerência dos dados, muitas vezes introduzidos em duplicado, e da obtenção de informação útil.

Para substituir os sistemas em funcionamento por uma solução capaz de dar suporte às novas necessidades, substituição integrada no âmbito de uma reformulação de processos e da reorganização rigorosa da informação, nasceu a Plataforma Comum de Modernização (PCM).

A plataforma PCM é um projecto transversal cujo objectivo é optimizar e tornar o fluxo de documentos transparente, através da disponibilização de um acesso único a todos os utilizadores. Com a instalação de um Portal de Serviços, permite a prestação de serviços comuns na Secretaria-Geral. A integração de processos entre as várias soluções implementadas na SGPCM, e entre estas e o Portal de Serviços, foi adjudicada à Quidgest.

Eliminar a informação paralela, promover a comunicação entre serviços, fazer uma introdução eficiente dos dados no sistema, reduzir o tempo de realização de tarefas, normalizar e automatizar os procedimentos mais comuns e, enfim, melhorar os níveis de desempenho de todo o serviço eram as principais metas a atingir.

Caracterização da solução desenvolvida

A SGPCM deu início a um projecto global de modernização dos serviços, que implicou um estudo exaustivo dos processos e sistemas existentes e que permitiu identificar as principais acções a tomar no sentido de reduzir grande parte da pesada carga administrativa redundante.

Após uma fase de necessária reengenharia dos processos, desenhou-se um sistema de Business Process Management (BPM) a implementar. Este sistema permite articular, gerir, monitorizar e analisar a execução de tarefas e processos de uma forma que até hoje não era possível.

Para centralizar o acesso à informação da SGPCM pelos seus utentes numa só interface, criou-se um Portal de Serviços. O efeito conjugado de procedimentos partilhados e uma óptima organização interna permite atingir os melhores resultados, pelo que se identificaram também acções a tomar no sentido de tornar mais eficazes as aplicações de Back Office.

Para as várias aplicações existentes, foram analisadas as possibilidades de integração:

  • Entre si, o que permite a transmissão automática de dados e a eliminação de dados redundantes;

  • Entre estas, o sistema de BPM e o Portal de Serviços, o que permite a criação do conceito de «self-service» para os clientes da SGPCM, concedendo-lhes acesso à informação sem necessidade de intervenção humana adicional.

Dessa análise resultou um conjunto de alterações, no sentido de permitir a integração das aplicações com o BPM e o Portal de Serviços. No sistema de Gestão de Recursos Patrimoniais e Financeiros, por exemplo, ligaram-se os sistemas de gestão de compras e inventário ao portal de compras electrónicas, ao portal de recepção de facturas electrónicas e ao sistema de gestão documental. A maioria das integrações foi feita pela Quidgest através de Web Services.

Para o conjunto de sistemas de Back Office, para o portal e para o sistema de BPM foram ainda desenvolvidas funcionalidades necessárias à desmaterialização das fases de processos que requerem assinaturas, recorrendo à utilização de certificados digitais emitidos pelo CEGER no âmbito do Sistema de Certificação Electrónica do Estado (SCEE).

Resultados alcançados

A integração dinâmica de novas funcionalidades procedimentais e de novos avanços tecnológicos, sem colocar em causa o funcionamento global do sistema existente, foi o principal objectivo alcançado com esta Plataforma Comum de Modernização.

Outro resultado é a inevitável reformulação dos processos de trabalho. Com a entrada em funcionamento da solução apresentada, a SGPCM tem todos os processos devidamente documentados e permanentemente acessíveis, o que se traduz em enormes poupanças processuais.

Por outro lado, a implementação de serviços de integração melhora consideravelmente a gestão da informação, permitindo o acesso à informação em tempo real, a eliminação da informação paralela, a realização de análises agregadas de toda a actividade da SGPCM e a utilização «self-service» do sistema. Tudo isto garante a qualidade do serviço e optimiza a relação do serviço com os seus destinatários.

Espera-se, numa primeira fase, que a operacionalização de todo o sistema represente desde logo significativas melhorias processuais, quer qualitativas, quer quantitativas. De entre estas, destaque para as reduções de tempo de processamento, a racionalização de recursos e as reduções de custos de contexto, na ordem dos 25%, com impacto em todas as entidades envolvidas.

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