Novo site

 

 

Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto

SINGAP moderniza instituto oftalmológico
 

Breve descrição do cliente

O Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto (IOGP) é um instituto público de saúde, criado em 1891. Desde sempre dedicado à oftalmologia, foi a primeira escola no país desta especialidade, sendo também a mais antiga da Europa Ocidental.
A partir de Setembro de 1987, em plena comemoração do seu centenário, o IOGP transitou para a tutela do Ministério da Saúde
e, em 1993, foi dotado de uma estrutura orgânica funcional e específica e integrado no Serviço Nacional de Saúde (SNS). O IOGP é uma unidade hospitalar especializada, com elevado grau de diferenciação técnico-científica, dotada de internamento e que assegura a prestação de cuidados a doentes provenientes de várias zonas do país, incluindo as regiões autónomas.

Encontra-se estruturado em três áreas fundamentais: investigação oftalmológica, ensino e cuidados assistenciais.
Possui uma biblioteca especializada em oftalmologia, integralmente informatizada e com um vasto património documental e histórico. Dispõe também de um museu, referenciado como o mais antigo no mundo, que constitui uma memória viva da história da oftalmologia.

Solução SINGAP - Cadastro e Inventariação de Bens

Informações instantâneas: o valor líquido do bem é disponibilizado a qualquer altura, tendo em conta a sua amortização, valorização e depreciação;
• Análise individualizada: cada bem é tratado de forma unívoca, o que permite acompanhar o seu percurso individual e
introduzir alterações afectas a um único bem, e não a um conjunto de artigos semelhantes;
• Normalização dos inventários: todos os bens registados seguem as normas impostas pela Portaria n.º 671/2000, publicada em “Diário da República”, II Série, n.º 91, de 17 de Abril de 2000;
• Rastreabilidade dos bens: os bens registados que, pelas razões mais variadas, não são encontrados no organismo, são detectados através das informações inseridas no sistema;
• Simplificação dos cálculos: as amortizações são calculadas por duodécimos e pelo método das quotas constantes, em conformidade com o exposto na portaria (art.º 32.º). O sistema também permite efectuar amortizações anuais, realizar o cálculo das amortizações para os bens de uma forma global ou individual e fazer a previsão da amortização;
• Maximização do desempenho: as tarefas de inventariação são realizadas de uma forma mais simples e lógica, havendo uma
predefinição dos procedimentos e das tarefas de acordo com a legislação aplicável;
• Acompanhamento do percurso dos bens: o sistema facilita o processo de controlo e actualização do local físico dos bens e
acompanha o ciclo de vida dos mesmos, desde a sua data de aquisição até à sua extinção;
• Reprodução visual: todos os bens inventariados são visualizados no sistema. As fotografias são especialmente úteis em bens sem possibilidade de etiquetagem, como é o caso de obras de artes, viaturas e tapeçarias.

 


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto

Enquanto instituto oftalmológico, o IOGP deparou-se com uma série de necessidades específicas na sua actividade diária. A reformulação dos processos e a optimização do modelo de negócio do Instituto, assim como a necessidade de garantir uma mais rápida e rigorosa organização da informação, integrada com a estratégia do IOGP, tornaram premente a substituição dos sistemas de informação em funcionamento por uma solução capaz de dar suporte às novas necessidades.

Os principais objectivos a atingir passavam por melhorar a gestão da informação, através de um maior controlo e monitorização de dados por vários utilizadores, aumentar a produtividade média por funcionário, melhorar os níveis de desempenho de todo o serviço e reduzir o tempo de realização de tarefas e os custos de gestão de recursos humanos. A Quidgest soube dar a resposta mais adequada.

Caracterização da solução desenvolvida

Reconhecendo as necessidades do IOGP, a Quidgest propôs as seguintes soluções SINGAP: Cadastro e Inventariação de Bens, Gestão de Aprovisionamento, Gestão de Stocks e Farmácias, Portal de Compras Electrónicas e Factura Electrónica.

Com o SINGAP – Cadastro e Inventariação de Bens, o IOGP sistematiza os inventários dos bens móveis, veículos e imóveis de acordo com a sua natureza, composição e utilização. Ao mesmo tempo que regista e controla os custos relacionados com as aquisições, valorizações e depreciações dos bens, esta solução acompanha, entre outros aspectos, todo o ciclo de vida de um bem.

O SINGAP – Gestão de Aprovisionamento permite fazer uma gestão eficiente dos bens e serviços do instituto: aquisição do produto/serviço certo ao fornecedor certo, no momento certo e ao menor custo possível; normalização dos processos; e redução~dos custos de não qualidade e de integração da informação com os outros serviços de gestão patrimonial.

Através do Portal de Compras Electrónicas, o IOGP gere contratos e catálogos de forma bidireccional e imediata com os fornecedores. Os contratos e catálogos são geridos desde o lançamento do concurso de compras até aos pedidos de fornecimento de material – e respectiva recepção – e podem abranger mais do que um organismo. O sistema permite ainda a gestão dos pedidos de fornecimento através de um fluxo de aprovações parametrizável.

O SINGAP – Gestão de Stocks do IOGP abrange o circuito de Farmácias. Pela sua elevada flexibilidade de caracterização, esta solução permite, entre outras funcionalidades, gerir e classificar sobre a mesma base de dados bens tão distintos como papel de fotocópia, seringas ou medicamentos. Permite controlar todo o processo de fornecimento de um bem, assim como consultar as saídas de materiais do armazém por serviço, direcção, departamento e artigo ou entre datas.

O SINGAP – Factura Electrónica gere, por um lado, as facturas enviadas pelo fornecedor através de um gateway de comunicação e, por outro, a recepção, conferência, aceitação e o encaminhamento das facturas electrónicas para os serviços de contabilidade.

Resultados alcançados

O acesso, em tempo real, a informação decisiva para a tomada de decisões correctas e atempadas; a optimização da relação do serviço com os seus destinatários/clientes; o alinhamento de todos os colaboradores na estratégia da organização; a reformulação dos processos de trabalho; e a integração dinâmica de novas funcionalidades procedimentais e de novos avanços tecnológicos: foram estes alguns dos resultados alcançados pelo Instituto Dr. Gama Pinto.

Verificou-se ainda uma maior partilha da informação e maior controlo e monitorização de dados por vários utilizadores. Estes viram aumentada a sua produtividade média, graças à simplificação do processamento da informação, à introdução eficiente de dados e à automatização de processos.

Reorganização dos processos e maior controlo foram as grandes vantagens obtidas com a solução da Quidgest, que permitiu ao Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto reduzir os seus custos operacionais em quase 20%. Tal só foi possível graças à disponibilidade, qualidade e eficiência das duas equipas em todo o processo, factores apontados como decisivos pelo IOGP.

Graças ao ERP da Quidgest para a Administração Pública, o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto reduziu os seus custos operacionais em quase 20%.

»» MAIS CASOS DE SUCESSO

 
©2015 Quidgest               R. Castilho n.º 63, 6.º | 1250-068 Lisboa / Portugal      Tel: (+351) 213 870 563/652/660    Fax: (+351) 213 870 697     Mail: quidgest@quidgest.pt