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Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do MCTES

   Inquérito Comunitário à Inovação (CIS 2008)

 

 

Breve descrição do cliente

O Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino
Superior (GPEARI-MCTES) é o organismo que sucedeu ao Observatório da Ciência e Ensino Superior (OCES). Este organismo
tem como missão garantir o apoio técnico à formulação de políticas e ao planeamento estratégico e operacional, em articulação com a programação financeira, assegurar, directamente ou sob a sua coordenação, as relações
internacionais, e acompanhar e avaliar a execução de políticas nos domínios da ciência, tecnologia, ensino superior e sociedade da informação, dos instrumentos de planeamento e os resultados dos sistemas de organização e gestão. No âmbito das suas atribuições de recolha, tratamento e produção de informação estatística, no quadro do Sistema Estatístico Nacional, nas áreas da ciência e da tecnologia, o GPEARI-MCTES é a entidade responsável pela realização do CIS 2008 - Inquérito Comunitário à Inovação 2008, em Portugal. Os inquéritos CIS constituem-se como os levantamentos
estatísticos oficiais, promovidos pelo Eurostat, sobre inovação e actividades de inovação nas empresas da Europa. Para a operação CIS 2008, o GPEARI-MCTES optou pela concepção e desenvolvimento de uma plataforma electrónica que garante uma recolha eficaz, rápida e segura dos dados estatísticos, assegurando ao mesmo tempo a qualidade da informação
recolhida.

 

Testemunho

“A equipa da Quidgest envolvida neste
projecto é para nós mais um parceiro do
projecto do que um mero fornecedor: desde cedo parece ter percebido a complexidade do que lhe era proposto, tendo mostrado uma atitude que se considera exemplar na apresentação de soluções e na execução do projecto.
A integração do pessoal da Quidgest no
espírito e objectivos do projecto CIS 2008
permitiu construir uma plataforma electrónica com soluções e funcionamento seguro e eficiente.
A natureza da actividade servida pela
plataforma (uma operação estatística do
Sistema Estatístico Nacional e do Eurostat) impõe problemas específicos que a equipa da Quidgest demonstrou compreender, preservando a  disponibilidade indispensável para acrescentar soluções a problemas novos ou rever funcionalidades com concepção inicial deficiente.”
(
Dr. Daniel Ferreira, Coordenador CIS 2008)

 


                   

 


Problemas de negócio e necessidades que conduziram ao projecto

A recolha dos dados dos primeiros CIS realizados em Portugal, à imagem do que ainda acontece na maioria dos países europeus, era feita em papel. Tal acarretava elevados custos, decorrentes não só das despesas de produção gráfica e da expedição postal, como ainda, e de forma crítica para a qualidade dos dados, do registo e da validação dos dados recebidos, potencialmente mais incompletos e inconsistentes.

As duas últimas edições do CIS realizaram-se já com base numa plataforma electrónica, onde se assegurava essencialmente a recolha de dados on-line. No entanto, havia a necessidade de substitui-la por uma solução capaz de dar suporte às novas necessidades, nomeadamente na obtenção da informação em tempo útil e na racionalização do esforço exigido na sua validação.

A nova plataforma electrónica devia garantir a:
• Qualidade do serviço;
• Melhoria da gestão da informação, através do maior controlo e
• monitorização de dados por vários utilizadores;
• Automatização os processos;
• Introdução eficiente dos dados no sistema;
• Redução de custos de gestão de recursos humanos;
• Redução do tempo de realização de tarefas;
• Normalização e automatização dos procedimentos mais
comuns;
• Redução de erros humanos e falhas de comunicação.

Caracterização da solução desenvolvida

A plataforma electrónica desenvolvida pela Quidgest foi desenhada para contemplar uma interface on-line para a recolha de dados, bases de dados para armazenamento da informação e uma interface on-line para a gestão administrativa da operação estatística.

A interface on-line funciona como suporte à resposta das unidades inquiridas, através da Internet, integrando o formulário on-line para a resposta ao questionário CIS 2008 e outro material de apoio e enquadramento da operação de inquérito. As bases de dados permitem o armazenamento, a protecção, tratamento e transmissão da informação.

A interface on-line de gestão administrativa do inquérito (Back Office), visa o acompanhamento das respostas e a sua correcção e validação.

Resultados alcançados

A plataforma on-line para a recolha e gestão de dados do CIS 2008 trouxe desde logo inúmeras vantagens, sobretudo ao nível da
eficiência do tratamento dos dados estatísticos recolhidos no inquérito. Salientam-se:
• O acesso à informação em tempo real, constituindo esta um
apoio decisivo na tomada de decisões correctas e atempadas;
• A monitorização das responsabilidades e dos resultados das
acções individuais;
• A reformulação dos processos de trabalho;
• O domínio da plataforma por parte dos utilizadores;
• O maior domínio dos procedimentos, obtido através da formação, da documentação, e do envolvimento dos utilizadores na construção do novo sistema.

Relativamente à capacidade de gestão da informação, a plataforma electrónica permite uma maior partilha de informação, um maior controlo e monitorização de dados por vários utilizadores e a eliminação de informação paralela.

Esta nova plataforma electrónica, desenvolvida pela Quidgest, possibilita ainda uma maior simplificação do processamento da informação, uma maior velocidade na execução das operações, a redução de erros por meio mecanismos de validação e preenchimento automático, a normalização e a automatização dos processos intra-organizacionais.

A solução desenvolvida pela Quidgest, a partir da concepção inicial do GPEARI-MCTES, coincidiu efectivamente com as necessidades específicas do organismo. A implementação dos fluxos de resposta, de acordo com o proposto, possibilita a eliminação das respostas em branco nos questionários encerrados. As rotinas de validação em simultâneo com o acto de resposta, garantem consistência e coerência interna dos dados. As funcionalidades implementadas em back-office permitem, de forma eficiente, acompanhar a cada momento o estado da recolha e validação das respostas e registar e monitorizar contactos com respondentes. Para além disso, a produção de estatísticas de acompanhamento, dá a conhecer o estado da inquirição em cada momento, considerando não só estado da resposta ao questionário, como ainda a caracterização do respondente.

CIS 2008: Redução de 40% a 50% dos custos operacionais!

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