DESTAQUES

QUIDGEST HÁ 7 ANOS A APOIAR O DESENVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE

04 Ago_2015

Apostar no desenvolvimento da economia e cidadania locais, através da transferência de tecnologia, parcerias e criação de emprego são algumas das prioridades estratégicas da empresa para este país.
A Quidgest celebra hoje o seu 7º Aniversário em Moçambique, onde a empresa tem vindo a desenvolver diversos projetos relacionados com a Administração Pública. A aposta, concretizada em 2008 com a criação da empresa, foi rapidamente ganha uma vez que no ano seguinte surgiu o primeiro grande projeto no âmbito da implementação de uma solução de Planeamento Urbanístico, Gestão e Administração Territorial, no Conselho Municipal de Maputo, financiada pelo Banco Mundial (SIGEM). Atualmente, o sistema, permite ao Município centralizar toda a informação relacionada com a gestão da propriedade e uso (DUAT) e a gestão de ativos sob sua jurisdição.
A Quidgest implementou ainda um Sistema de Informação de Registo Predial, com uma dimensão nacional, e uma base de dados centralizada num sistema único, em substituição dos atuais registos em papel. Adicionalmente a este projeto, pela mão de Carlos Marques, Partner e Manager da Quidgest Software Plant a empresa tem levado a cabo iniciativas como seminários e conferências gratuitas para a formação de gestores de topo e quadros das organizações moçambicanas, em diversas áreas de conhecimento: Gestão Estratégica, Gestão Documental e Gestão de Recursos Humanos.

“Investir na capacitação e integração de jovens quadros e na transferência de tecnologia para manutenção e evolução das soluções instaladas bem como na procura de novos projetos e desafios, é a aposta da empresa a médio e longo prazo.”, afirma Carlos Marques, Partner e Manager da Quidgest Software Plant. “Moçambique é um país com inúmeras potencialidades não só pela sua proximidade linguística e legislativa com Portugal, como pela adesão das instituições públicas e das empresas às tecnologias mais recentes”, conclui.

Entre os projetos desenvolvidos pela empresa neste país surgem outras referências como o Sistema de Controlo de Cartas de Condução do INATTER, a Solução de Gestão de Exames para Pessoal Aeronáutico, bem como mais recentemente o envolvimento com a AIDglobal no apoio a programas humanitários.