Novo site

 

 
   
 
        

Comunicado

 

 

Esclarecimento sobre o lançamento das app MedCapture e “Poupe na Receita”

(23 de janeiro de 2014)

A app MedCapture, desenvolvida pela Quidgest e Edgelabs, a aguardar aprovação do Infarmed desde setembro de 2013, passou no dia 21 de janeiro a ter uma app concorrente similar chamada de “Poupe na Receita”, adjudicada, segundo as notícias vindas a público, por 10.000 euros a uma outra empresa portuguesa e anunciada pelo próprio Infarmed.

 No sentido de clarificar junto da opinião pública esta invulgar situação, passamos a descrever resumidamente o desenvolvimento dos factos vistos do lado das duas empresas em causa:

 A 24 de setembro de 2013, num evento sobre reutilização de dados públicos, organizado pela APDSI, a propósito da nova diretiva comunitária 2013/37/UE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 26 de junho de 2013, surgiu a ideia de desenvolver uma aplicação para smartphone que permitisse ao cidadão ter a informação dos preços dos medicamentos com a mesma substância ativa.

 A Quidgest e a Edgelabs, duas empresas tecnológicas nacionais, lançaram mãos à obra para desenvolver esta aplicação e logo, a 30 de setembro, solicitaram ao Infarmed a autorização para reutilização da sua base de dados de medicamentos para esse fim.

 O Infarmed foi enviando e solicitando informação diversa ao longo do tempo, através do seu centro de atendimento e chegou mesmo a pedir o pagamento de um valor anual significativo para a utilização da base de dados.

 Passou outubro e novembro e, no início de dezembro, a Quidgest solicitou que a base de dados fosse cedida gratuitamente dado que pretendia  disponibilizar também gratuitamente a aplicação ao público.

 O Infarmed continuou a insistir no pagamento anual, mas dizendo que a utilização estaria sujeita à aprovação da finalidade a que se destinava.

 A Quidgest respondeu que a finalidade tinha sido explicada claramente a 30 de setembro quando iniciou todo o processo.

 No início de janeiro, o consórcio Quidgest/Edgelabs solicitou reunião ao Infarmed para esclarecer o assunto. A reunião teve lugar a 13 de janeiro e, para surpresa das empresas, o Infarmed anunciou que já tinha iniciado, em novembro, o desenvolvimento de uma solução similar, dizendo desconhecer todo o processo. Apresentámos cenários de parceria no sentido de juntar esforços conjuntos. O Infarmed sugeriu mesmo que fossem lançadas as duas aplicações em simultâneo.

 No dia 21 de janeiro, o Infarmed anuncia unilateralmente a sua aplicação “Poupe na Receita” para já na versão iPhone/iOS, sem qualquer justificação nem resposta ao discutido na reunião de 13 de janeiro.

 A Quidgest e Edgelabs continuam a aguardar a aprovação do Infarmed para poderem lançar oficialmente a sua aplicação MedCapture, que se encontra disponível para testes, na versão Android, na página: http://www.quidgest.pt/teste/medcapture

 Esta foi uma iniciativa da sociedade civil no sentido de proporcionar um serviço de utilidade pública sem custos para o Estado. O objetivo de poupar nos custos dos medicamentos ao consumidor é o mesmo nas duas aplicações, mas há questões de ética que estão por explicar  em todo este processo.

 As Administrações da Quidgest e Edgelabs

 
..............................................................................................................................................................  
   
»» voltar aos destaques  
 
©2015 Quidgest               R. Castilho n.º 63, 6.º | 1250-068 Lisboa / Portugal      Tel: (+351) 213 870 563/652/660    Fax: (+351) 213 870 697     Mail: quidgest@quidgest.pt